Semana Santa: Um Tempo de Reflexão e Renovação Espiritual
Celebrações da Semana Santa relembram os últimos passos de Jesus Cristo, culminando com a Ressurreição no Domingo de Páscoa

A Semana Santa se aproxima, convidando fiéis de todo o mundo a vivenciarem intensamente os mistérios centrais da fé cristã. Trata-se de um período de profunda reflexão, marcado por celebrações que recordam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A programação da Semana Santa deste ano, conforme o calendário divulgado pela pastoral dos Agostinianos Recoletos, tem início no Domingo de Ramos, dia 13 de abril, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em seguida, na Quinta-feira Santa (17 de abril), celebra-se a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia, momento de grande importância para os católicos.
Na Sexta-feira Santa (18 de abril), a Igreja recorda a crucificação e morte de Cristo, sendo este um dos dias mais solenes do calendário litúrgico. O Sábado Santo (19 de abril) é um tempo de silêncio e espera, culminando na grande celebração da Vigília Pascal.
Por fim, no Domingo da Ressurreição, 20 de abril, os cristãos celebram a vitória da vida sobre a morte com a ressurreição de Jesus, marco da esperança e da renovação da fé.
A Semana Santa é considerada a “Semana Maior” pela profundidade espiritual que representa. Mais do que um conjunto de ritos, é um convite ao reencontro com os valores do amor, da entrega e da compaixão, como vivido por Cristo.