Bienal das Amazônias retorna ao Pará e aporta em Portel com programação cultural gratuita
Barco-obra de arte encerra jornada pelos rios amazônicos com oficinas, visitas mediadas e atividades voltadas a todos os públicos no arquipélago do Marajó

Após passar por diversas cidades dos estados do Amazonas e Pará, a embarcação da Bienal das Amazônias Sobre as Águas está de volta ao território paraense. O barco-obra de arte inicia o percurso final de retorno a Belém com parada no município de Portel, no arquipélago do Marajó, onde permanece até sexta-feira (1º), com acesso gratuito a atividades culturais e pedagógicas.
O projeto flutuante, com curadoria de Keyna Eleison e concebido pelo artista boliviano Freddy Mamani, integra a proposta da Bienal das Amazônias de levar arte, educação e cultura às comunidades ribeirinhas. Desde seu lançamento, a iniciativa já navegou por cidades como Marabá, Santarém, Parintins, Manaus, entre outras.
Em Portel, o Ateliê Sobre as Águas recebe o público com oficinas e visitas guiadas a bordo da embarcação. Na segunda-feira (28), ocorre a oficina de colagem individual “Recortar e colar com as águas”, que convida os participantes a explorar suas impressões sensoriais a partir da obra de Mamani. Já na quinta-feira (31), a proposta é a construção coletiva de uma colagem inspirada na “Arquitetura Transformer”, conceito artístico presente na estética do barco.
A programação se encerra na sexta-feira (1º) com a oficina “Retratos em Movimento: a imagem das águas pelo celular”, voltada à produção de imagens que dialogam com o território e o entorno da embarcação.
As atividades do ateliê têm início às 16h e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário chegar com antecedência. Crianças devem estar acompanhadas por um responsável.
Além das oficinas, o projeto realiza visitas pedagógicas mediadas por educadores para grupos escolares, universitários e organizações sociais. Para esse tipo de atividade, é preciso realizar o pré-agendamento com pelo menos 48 horas de antecedência por meio de formulário online disponibilizado pela equipe da Bienal.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas chega ao “Paraíso das Ilhas” no embalo da última semana das férias escolares, promovendo o encontro entre arte e comunidade em pleno rio.