DestaqueEsportesNotícias

Prefeitura de Portel trabalha para terminar programação do Aqua Fest

Desbravando as Águas: 5ª Edição do Amazônia Portel Aqua Fest Celebra o Turismo Aquático e Cultural da Cidade Marajoara

A Prefeitura de Portel trabalha nos ajustes finais para divulgar a programação oficial da 5ª edição do Amazônia Portel Aqua Fest, evento que celebra o potencial do turismo aquático da cidade marajoara e que será realizado nos dias 20 e 21 de abril com atrações culturais e esportivas nas praias do Arucará e Vila Velha.

A programação cultural será concentrada na Praia do Arucará onde será montado o Palco Mix, equipado com a Aparelhagem Jsom. Nomes como os de Jonas Esticado, MC Dourado e Biguinho Sensação já estão confirmados e os organizadores ainda negociam com outros artistas que podem ser incluídos.

Os eventos esportivos serão realizados na Praia Vila Velha. O secretário Municipal de Esportes, Cultura e Lazer (Secelt), Idnor Oliveira, adiantou que haverá apresentações não competitivas de canoagem havaiana com o grupo Marenteza, de Belém, de flay board com o santareno Marcelo Gamboa e uma apresentação gastronômica com o marajoara Tiago Barros, conhecido como o Confeiteiro das Águas.

Entre os eventos competitivos estão confirmados o triathlon (corrida, ciclismo e natação), a natação em águas abertas e corridas de jetski, de canoas (amazônicas), caiaques e de rabetas.

O secretário Idnor Oliveira explicou que o evento é todo pensado para valorizar o potencial turístico que Portel oferece ao sofrer influência do Rio Xingu em suas águas, que são cristalinas e propícias para o lazer e prática esportiva.

Um dos destaques do Aqua Fest é a valorização da canoagem, uma prática comum entre os amazônidas, mas que vem perdendo espaço para as embarcações motorizadas, principalmente as do tipo “rabetas” ou “rabudos”.

“Portel é uma cidade privilegiada com 1.900 quilômetros lineares de rios como o Pacajá, Anapu, Acutipereira e Camarapi, que são interligados com outros tantos rios e igarapés. Entendemos que devemos fomentar a manutenção da canoagem como uma cultura típica e incentivar a prática esportiva para, quem sabe, conseguirmos colocar um marajoara numa competição nacional ou internacional”, declarou.

Reprodução

Fonte: Notícia Marajó

DEIXE SEU COMENTÁRIO
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Acessibilidade