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Pavimentação da Transmarajó avança e promete impulsionar desenvolvimento de Portel e região

Com 148 quilômetros de estrada em construção, projeto prevê conclusão em dois anos e integra Portel à BR-422, facilitando a conexão com Belém e outras regiões do Pará.

Um sonho de mais de quatro décadas começa a tomar forma com o avanço das obras da Transmarajó, uma rodovia de 148 quilômetros que ligará o município de Portel, no Marajó, à BR-422, facilitando o acesso a Cametá e, consequentemente, a Belém. As obras, divididas em quatro lotes, seguem o cronograma estipulado e estão dentro do prazo contratual, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

A pavimentação da rodovia, que passará por dentro da selva, tem como objetivo principal o desenvolvimento socioeconômico de Portel e de toda a região do Marajó. Contudo, em respeito à preservação ambiental, o trajeto foi cuidadosamente planejado para não cruzar áreas de comunidades nem a reserva extrativista Arióca Pruanã. Além disso, o asfalto seguirá o traçado do linhão de energia, em uma área isolada, para minimizar a necessidade de desmatamento.

Segundo a Prefeitura de Portel, o projeto prevê a construção de quatro pontes sobre os rios Jacundá e Porto de Oeiras, além dos igarapés Preto e Cupijó. Até o momento, cerca de 220 operários estão trabalhando nos quatro lotes da obra. O primeiro lote, que vai do perímetro urbano de Portel até o quilômetro 37, já está na fase de pavimentação asfáltica, com 17% concluído. O segundo lote, que se estende do quilômetro 37 ao 74, está com 2,25% do trabalho realizado. O material necessário para pavimentar até o quilômetro 50 já está disponível, e a Seinfra reforçou que os trabalhos seguem o cronograma previsto.

A rodovia, apelidada de Transmarajó, contará com a implementação de sistemas de drenagem, terraplanagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical. A expectativa é que a obra, com custo total estimado em R$ 302 milhões, seja finalizada em dois anos, dividida em quatro trechos. O primeiro lote, com 37 quilômetros, tem orçamento de R$ 74,2 milhões, enquanto o segundo lote, também de 37 quilômetros, está avaliado em R$ 76,2 milhões. O lote três, que compreende 39,7 quilômetros, será executado ao custo de R$ 81 milhões, e o quarto e último lote, de 36,7 quilômetros, foi orçado em R$ 76,3 milhões.

Essa obra promete transformar a mobilidade da região e impulsionar o desenvolvimento de Portel, aproximando-a de importantes centros urbanos do estado e facilitando o escoamento de produção local.

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