Jornalista paraense Ray Nonato é homenageado por 40 anos de trabalho dedicado à Amazônia
Prêmio Premium Internacional COP30 Amazônia reconhece trajetória de Ray Nonato na divulgação das belezas e da cultura amazônicas, especialmente do Marajó
O Teatro da Paz, em Belém, foi palco de uma cerimônia dedicada ao reconhecimento de personalidades que têm contribuído para a valorização da Amazônia em diversas áreas. O evento “Premium Internacional COP30 Amazônia” homenageou cerca de 200 pessoas influentes do Pará, Amazonas e Amapá, em áreas como arte, cultura, meio ambiente, turismo, sustentabilidade e inclusão social. Entre os homenageados, destacou-se o jornalista e documentarista paraense Ray Nonato, que há 40 anos retrata as belezas naturais e culturais da região, com destaque para a Ilha do Marajó.
Ray Nonato, conhecido como o “jornalista da imagem”, recebeu o Troféu Premium Internacional COP30 Amazônia, uma honraria concedida pelo Instituto Internacional de Comunicação e Proteção da Amazônia (ICDAM). Em seu discurso, Nonato ressaltou a importância do prêmio como um incentivo ao seu compromisso em divulgar a Amazônia, o Pará e o Marajó, aproximando essas regiões do Brasil e do mundo. Ao longo de sua carreira, o documentarista já registrou momentos históricos e paisagens icônicas, alcançando visibilidade nacional e internacional com seu trabalho.
Com uma trajetória marcada pela dedicação em explorar e compartilhar as peculiaridades da Amazônia, Ray Nonato relembrou suas viagens por municípios como Muaná, Cachoeira do Arari, Soure e Portel. Segundo ele, sua missão sempre foi mostrar a riqueza visual e cultural da região, mesmo nos tempos em que a fotografia ainda era em preto e branco. Atualmente, Nonato está concentrado em um projeto de documentário sobre Portel, um dos principais destinos turísticos do Marajó, conhecido por sua praia da Tucano e pelas paisagens preservadas.
Ray também aproveitou a ocasião para elogiar o desenvolvimento do turismo em Portel, que, segundo ele, tem sido beneficiado pela gestão municipal. Ele destacou o trabalho do prefeito Paulo Ferreira e do secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Idinor Ferreira, na valorização do potencial turístico da região. “Hoje, Portel possui um turismo que valoriza o cenário natural e oferece uma estrutura para os visitantes. Isso traz desenvolvimento ao município, gerando emprego e renda para a população”, afirmou Ray Nonato, entusiasmado com o crescimento e a visibilidade internacional da região.
O evento, que também contou com apresentações culturais, como a presença do ícone do carimbó Pinduca, reforçou a importância da atuação de entidades como a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará). Sete profissionais da associação receberam homenagens por seu trabalho na divulgação do turismo amazônico, incluindo Ray Nonato e outros destacados membros, em reconhecimento ao papel vital da imprensa paraense no fortalecimento do turismo regional e na promoção de uma Amazônia sustentável.